LP JOÃO GILBERTO 1959 Chega de Saudade PRIMEIRA PRENSAGEM do Álbum Considerado Marco Inicial da Bossa Nova
ODEON - Ano 1959
CLASSIFICAÇÃO DESTE PRODUTO: CAPA VG / DISCO VG
Chega de Saudade é o álbum de estreia do cantor e compositor brasileiro João Gilberto, lançado em LP em março de 1959 e gravado nos dias 10 de julho e 10 de novembro de 1958, 23 e 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 1959. A faixa-título do LP, composta pela dupla Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, foi grande sucesso no Brasil, lançando a carreira de João Gilberto, tornando conhecido o movimento da bossa nova que se iniciava.
O marco inicial da bossa nova, o samba "Chega de Saudade" foi lançado originalmente por Elizeth Cardoso em 1958 e, pouco depois, por João Gilberto, que tocou violão em ambas as gravações, mas foi em 1959, com o LP "Chega de Saudade"que João Gilberto consolidaria esse novo estilo de tocar.
Inicialmente a canção era para ser um “chorinho”, mas João Gilberto, genial, a transformou na música que a gente conhece: um samba enxuto, em que o violão deixa de ser mero acompanhamento da voz e se torna protagonista junto com ela, trazendo fluidez rítmica e melódica.
João Gilberto ganhou reconhecimento nacional e internacional, levou a música brasileira para fora do país, ganhou a alcunha de “Pai da Bossa Nova” e influenciou uma geração inteira de artistas, transformando para sempre a história da MPB.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS:
SE (Sealed/Selado): Produto novo, na embalagem original, sem uso.
M (Mint/Perfeito): Usado, em perfeitas condições, sem sinais aparentes.
NM (Near Mint/Quase Perfeito): Produto muito bem conservado, com pequenas marcas de uso, que não afetam a aparência ou sonoridade em caso de discos.
EX (Excellent/Excelente): Produto bem conservado, com algumas marcas de uso, que afetam muito pouco sua aparência. No caso de discos, um mínimo ruído é aceitável.
VG (Very Good/Muito Bom): Produto bem conservado, com algumas marcas de uso que afetam um pouco sua aparência e/ou sonoridade. No caso de discos, alguns ruídos em determinadas músicas ou faixas.
G (Good/Bom): Marcas que afetam a aparência e/ou sonoridade de algumas músicas, em caso de discos, entretanto aceitáveis em termos de ruído.
F (Fair/Regular): Marcas que compromentem a aparência do produto. No caso de discos, prejudicam a sonoridade das músicas e podem apresentar alguns saltos e estalos pronunciados.
P (Poor/Ruim): Muitos defeitos que comprometem a aparência e desempenho do produto em questão. No caso de discos, salta e trava na reprodução e apresenta riscos e ruídos acentuados.
Obs: Os critérios acima são totalmente subjetivos e foram baseados em normas e nomenclaturas internacionais, com o intuito de orientar e informar com a maior precisão possível o real estado do produto.
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.