Clique para ampliar

Compartilhar:

Carta Patente Assinada Por FRANCISCO DE ASSIS ROSA E SILVA Quando Nomeado MINISTRO DA JUSTIÇA Por Sua Majestade, O Imperador no Decreto de 04 de Janeiro de 1889

Carta Patente Assinada Por FRANCISCO DE ASSIS ROSA E SILVA

Quando Nomeado MINISTRO DA JUSTIÇA Por Sua Majestade, O Imperador no Decreto de 04 de Janeiro de 1889

Papel timbrado do Ministério dos Negócio e Justiça, Datado de 07 de Janeiro de 1889

Formato 22cm x 23cm

 

Francisco de Assis Rosa e Silva nasceu no Recife, em 1857, filho do rico comerciante português Albino José da Silva, e fez uma trajetória comum aos jovens pernambucanos “bem-nascidos” de então. Aos 16 anos entrou na Faculdade de Direito, e depois de formado passou algum tempo na Europa completando seus estudos e refinando suas maneiras. Ao voltar, estreou na política elegendo-se deputado provincial (estadual) pelo Partido Conservador, em 1882, e deputado geral (federal), de 1886 a 1889, período em que foi, ainda, ministro da Justiça, e recebeu do imperador o título de conselheiro.

Com a proclamação da República, em 1889, elegeu-se deputado à Assembleia Constituinte pelo Partido Republicano, no ano seguinte, e depois deputado federal, tendo presidido a Câmara de 1894 a 1895, quando se tornou senador. Por fim, assumiu a vice-presidência do Brasil na chapa encabeçada por Campos Sales, em 1898.

Durante esse tempo ele foi o “dono” de Pernambuco, colocando quem queria na cadeira de governador. Usando o seu prestígio nacional, também levantou recursos para abrir avenidas no Recife e ampliar do porto, além de estender a malha ferroviária pelo interior.

Foi signatário da Constituição promulgada em 24 de fevereiro de 1891

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura