Clique para ampliar

Compartilhar:

Flâmula do I° JOGOS DESPORTIVOS LUSO-BRASILEIROS Ano 1960

Flâmula do I° JOGOS DESPORTIVOS LUSO-BRASILEIROS Ano 1960

Dimensões 13,5cm x 20cm

 

Dentro do conjunto de iniciativas de aproximação entre os países, o Brasil foi convidado a ocupar espaço de destaque nas comemorações do quinto centenário da morte do infante D. Henrique, as festas henriquinas, em 1960. Para Portugal, tratava-se de uma forma de reiterar a tão importante aliança, expressar a gratidão à antiga colônia e mundialmente demonstrar os laços de fraternidade entre os lusófonos, um sinal de que a colonização portuguesa era supostamente distinta emitido em um momento em que cresciam as críticas ao colonialismo português.

Como parte das comemorações henriquinas, entre 3 e 14 de agosto de 1960, e com eventos em várias cidades portuguesas, foram feitos os I Jogos Desportivos Luso-Brasileiros. O evento teve início, portanto, dias antes da chegada de Juscelino a Portugal (6 de agosto), numa semana em que os jornais fartamente exaltaram a presença do presidente brasileiro.

Um dos idealizadores e principais artífices dos Jogos foi João Havelange, que acabara de assumir a presidência da Confederação Brasileira de Desportos e desejava ampliar seu protagonismo internacional. A competição, a ser a princípio organizada a cada dois anos, foi criada para ser uma celebração dos laços de amizade entre os dois países. Sugeriu-se até que não houvesse a tradicional premiação por colocação (ouro, prata e bronze), mas sim que todos recebessem medalhas comemorativas.

Produtos recomendados

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura