SHOW DE MENESTRÉIS Marionete BlackFace, Fabricada em Madeira e Tecido, Original Anos 1940
Medindo 26 cm de Altura
Vendido no Estado
Objetos que representem imagens ou linguagem racista e / ou estereotipada podem ser ofensivos e perturbadores, mas o objetivo da Casa do Velho é apresentar e preservar o contexto histórico no qual foram criados e usados. Objetos desse tipo fornecem um registro histórico importante para estudar e avaliar o racismo.
O show menestrel ou 'blackface', no qual artistas principalmente brancos usavam maquiagem para criar caricaturas de rostos negros com olhos e lábios exagerados, surgiu na América na década de 1830 como uma forma de performance variada, incluindo esquetes cômicos, música e dança. É considerada uma das primeiras formas teatrais distintamente americanas e, embora baseada em estereótipos racistas dos afro-americanos, tornou-se uma das poucas maneiras pelas quais os americanos brancos reconheceram a cultura negra.
Blackface: a triste história dos shows de menestréis
O blackface é uma prática que tem pelo menos 200 anos. Acredita-se que ela tenha se iniciado por volta de 1830 em Nova York.
Mas não se trata apenas de pintar a pele de cor diferente.
Era uma prática na qual pessoas negras eram ridicularizadas para o entretenimento de brancos. Estereótipos negativos vinham associados às piadas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
No século 19, atores brancos usavam tinta para pintar os rostos de preto em espetáculos humorísticos, se comportando de forma exagerada para ilustrar comportamentos que os brancos associavam aos negros. Também ridicularizavam os sotaques dos personagens que incorporavam nas peças.
Isso surgiu numa época em que os negros nem eram autorizados a subir nos palcos e atuar, por causa da cor da pele.
Mesmo no século 20, era muito raro atores negros receberem posição de destaque. Papéis que exigiam uma aparência africana ou asiática eram frequentemente desempenhados por atores brancos usando blackface, ou seja, com a pele tingida.
Conforme movimentos antirracistas foram crescendo, o blackface foi sendo eliminado do entretenimento e, atualmente, é algo visto como vergonhoso e lamentável.
Mas isso não impediu que a prática ainda fosse usada por algumas pessoas.
Por que é ofensivo?
O blackface é ofensivo porque prega estereótipos negativos sobre negros. Surgiu nos Estados Unidos para entreter audiências brancas às custas de um grupo minoritário que lutava por seus direitos civis após séculos de escravidão.
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.