Clique para ampliar

Compartilhar:

Estátua do FARAÓ AKHENATON Estuque Patinado Medindo 110cm

Estátua do FARAÓ AKHENATON Estuque Patinado

Medindo 110cm de altura

Sem Assinatura

 

 
As estátuas colossais de Akhenaton representam o faraó da XVIII a dinastia , Akhenaton, em uma representação distorcida da forma humana. Acredita-se que as estátuas datem do início de seu reinado, que durou de 1353 a 1336 AEC ou de 1351 a 1334 AEC. Escavações, iniciadas por Henri Chevrier em 1925, descobriram 25 fragmentos dos colossos destruídos no leste de Karnak em Tebas , que agora estão no Museu Egípcio no Cairo , Egito.

Akhenaton foi um faraó egípcio da 18º Dinastia Egípcia. Governou o Egito Antigo entre os anos de 1352 a.C. e 1336 a.C. Também conhecido como Amenófis IV, passou para a história como aquele que fez importantes transformações sociais no Egito, além de ter realizado uma reforma no campo religioso. É considerado o primeiro reformador religioso da história da humanidade.

Akhenaton nasceu no ano de 1372 a.C. e faleceu em 1336 a.C. Foi casado com Nefertiti, que, segundo historiadores, teve grande influência política no reinado do faraó Akhenaton.

 

Principais realizações de Akhenaton:

- Implantou o monoteísmo no Egito Antigo, estabelecendo o culto ao deus Aton (deus Sol, representado pelo disco solar). Neste contexto, proibiu o culto a outros deuses.

- Transferiu a capital do Egito de Tebas para Aquetaton, local em que ordenou a construção de um grande templo para o deus Aton.

- As mudanças religiosas vieram acompanhadas de mudanças artísticas, principalmente no estilo. Características naturalistas, embora sutis, são verificadas nas pinturas deste período.

 

Fim das reformas religiosas

Impopulares, a obrigação de culto e adoração a um único deus e a reforma religiosa realizada por Akhenaton duraram até o começo do reinado do faraó Tutancâmon (filho de Akhenaton). Os sacerdotes egípcios, que tinham muito poder, retomaram o politeísmo e o culto aos vários deuses do panteão egípcio.

 

Estátua Original está exposta em Museu Egípcio No Cairo, Egito

Produtos recomendados

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura