Clique para ampliar

Compartilhar:

JOSÉ DO PATROCINIO Livro da Coleção Saraiva NO TEMPO DE PATROCINIO de Ciro Vieira da Cunha, 2 Volumes, Ano 1960

JOSÉ DO PATROCINIO Livro da Coleção Saraiva NO TEMPO DE PATROCINIO de Ciro Vieira da Cunha, 2 Volumes, Ano 1960

Formato: 14x21 cm 

Páginas: 354 em dois volumes

Editora: Saraiva

Conservação:  Bom Estado

José do Patrocínio (1853-1905) foi um abolicionista, jornalista e escritor brasileiro. Participou ativamente dos movimentos para libertação dos escravos.

Em 1880, ocupou a tribuna do Teatro São Luiz, para atacar a escravidão. Estava pronto para se dedicar à causa dos escravos. Continuava preso sentimentalmente à senzala, de onde viera. Na Província do Rio de Janeiro, havia um escravo para cada dois habitantes livres.

Em 1883, reunido com representantes dos clubes e associações abolicionistas atuantes no Rio de Janeiro e em Niterói, propõe a criação da Confederação Abolicionista.

Da redação do jornal, a Confederação coordenou a luta que se desenrolava em todo território nacional. Nessa época, viajou pelos estados do Nordeste e 1984 ele estava no Ceará sempre em prol da causa abolicionista.

No dia 18 de agosto de 1885 morreu sua mãe, nascida na costa ocidental da África, sem que tivesse chegado o dia da liberdade para os escravos.

Em janeiro de 1886, José do Patrocínio, Ubaldino Amaral e Quintino Bocaiúva eram os candidatos da Confederação à Câmara Municipal. Nesse período escreveu três romances, "Mota Coqueiro", "Os Retirantes" e "Pedro Espanhol".

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura