Clique para ampliar

Compartilhar:

CAMPEONATO CARIOCA DE 1975 Diversos Cadernos Esportivos ORIGINAIS de JORNAIS VARIADOS Encadernados Publicados em 1975

CAMPEONATO CARIOCA DE 1975   Diversos Cadernos Esportivos ORIGINAIS de JORNAIS VARIADOS Encadernados Publicados em 1975

Formato monumental, 39cm x 58cm

Periódicos O GLOBO, JORNAL DOS ESPORTES E JORNAL DO BRASIL 

Capa Dura 

Em torno de 200 Páginas 

 

A edição de 1975 do Campeonato Carioca começou em 20 de fevereiro de 1975 e terminou em 17 de agosto de 1975. Foi organizado pela FCF (Federação Carioca de Futebol). Doze equipes participaram. O Fluminense conquistou o título pela 22ª vez. nenhum time foi rebaixado.

 

O campeonato foi dividido  em quatro fases. Na primeira (Taça Guanabara), com doze equipes (Fluminense, America, Vasco, Botafogo, Flamengo, Bonsucesso, Bangu, Madureira, São Cristóvão, Portuguesa, Olaria e Campo Grande), Fluminense e America terminaram empatados em pontos, na liderança. A partida final foi vencida pelo Fluminense por 1 a 0, e o time sagrou-se campeão da primeira fase.

Na segunda fase (Taça Augusto Pereira da Motta), disputada entre as mesmas equipes, o Botafogo terminou líder isolado, sagrando-se campeão. Oito equipes classificaram-se para a terceira fase. Olaria, Campo Grande, Bonsucesso e São Cristóvão foram eliminados.

Na terceira fase (Taça Danilo Leal Carneiro), Vasco e Flamengo terminaram empatados em pontos, na liderança. Na decisão, o Vasco venceu por 1 a 0.

Os três campeões de turno passaram à fase final. Os jogos dessa fase foram: 10 de agosto: Fluminense 4 x 1 Vasco 14 de agosto: Vasco 2 x 0 Botafogo 17 de agosto: Fluminense 0 x 1 Botafogo Na última partida, o Botafogo precisava de uma vitória por três gols de diferença para conquistar o título, pelo saldo de gols. Como conseguiu apenas um gol, o Fluminense se sagrou campeão, com 2 de saldo, contra -1 de Vasco e Botafogo.

SOBRE O CAMPEÃO :

Foi em 1975 que aquele time virou mesmo uma máquina, a Máquina Tricolor. Para "pilotar" aquele esquadrão com só mesmo um craque que brilhara na seleção brasileira de 70" Rivellino".

E ele não decepcionou. O grande Riva viveu sua melhor fase na carreira e conduziu o Flu em apresentações memoráveis e a dois títulos incontestáveis nos cariocas de 75 e 76.

O time fez tanto sucesso que passou a excursionar pela Europa e a encantar outras plateias de amantes do futebol arte. O deslumbre pode ser o motivo dessa equipe não ter vencido o campeonato brasileiro à época. Porém o que  ficou pra história foram os desfiles de um time mágico e imponente, que fez até o maior esquadrão da terra na época, o Bayern München de Beckenbauer, Maier e Müller, sucumbir.

https://en.wikipedia.org/wiki/1975_Campeonato_Carioca

Produtos recomendados

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura