Revista GAZETA CLINICA Publicação Medica Paulista
Ano XIV n°2, Original de Fevereiro de 1916
12 Páginas
Medidas 23x31cm
Conservação: Bom Estado e com Restauro na Lombada
Em São Paulo, desde meados do século XIX, eram impressos diferentes tipos de publicações, tais como revistas e textos acadêmicos, principalmente a partir do ambiente cultural que girava em torno da Faculdade de Direito, fundada em 1828.
Após a República, a cultura letrada paulista começa a se expandir, como resposta sobretudo ao aumento da capacidade escolar, em sintonia com as conquistas da vida urbana.
No final do Século XIX começaram a circular em São Paulo publicações periódicas de caráter médico.
Dentre as mais destacadas estavam: a "Revista Médica de São Paulo" (1889); o "Boletim Mensal de Estatística Demógrafo-Sanitário" (1894); o "Boletim da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo" e "A Revista Farmacêutica" (1895); a "Revista da Sociedade de Antropologia Criminal, Ciências Penais e Medicina Legal" (1896); a "Revista Médica de São Paulo: jornal prático de medicina, cirurgia e higiene" (1898); "Coletâneas de trabalhos do Instituto Butantan" (1901); a "Gazeta Clínica" (1903-1945); a "Imprensa Médica" (1904); a "Revista da Sociedade Científica de São Paulo" (1905); a "Revista de Ginecologia e de Obstetrícia" (1907); os "Arquivos da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo" (1910).
Essas publicações tinham diferentes perfis e a existência muitas vezes foi efêmera. No entanto, elas compunham um cenário de agitação e efervescência na área científica paulista .
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.