Clique para ampliar

Compartilhar:

Fotografia ORIGINAL Da VILA MILITAR do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado De QUARAI -Rio Grande Do Sul Datada de 1945

Fotografia ORIGINAL Da VILA MILITAR do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Atual  5º R C Mec )

De  QUARAI -Rio Grande Do Sul

Datada de 5 De Agosto de  1945

Medindo 11,5 x 15

Retirada de Album Militar

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932 mediante determinação da 2ª Divisão, embarcou para Santa Maria com um pelotão a ser incorporado ao 14º RCI de Dom Pedrito, participando ativamente das operações junto aquele regimento. O regimento incorporado ao Exército Sul chega a cidade até a cidade de Castro no Paraná, retornando após 54 dias em operações a sua sede.

O regimento chega a Uruguaiana após a sua participação na Revolução de 1932 recebe ordem de mudar a sua sede para a Vila de Rosário, atual cidade de Rosário do Sul.

Após permanecer quase dois anos na Vila de Rosário o 5º RCI recebeu ordens para mudar novamente sua sede, desta vez para Quaraí, onde se instala completamente a 31 de dezembro de 1934.

Durante a 2º Guerra Mundial o regimento envia 60 voluntários para a Itália nas unidades da FEB. Em maio de 1945 o Cabo Fredolino Chimango morre em combate atingido por uma granada de artilharia.

A de 15 de maio de 1946 o 5º RCI é transformado em 5º Regimento de Cavalaria, devido as grandes mudanças no Exército após a guerra.

A 27 de agosto de 1961 o 5º RC chega a Porto Alegre, onde ocupa a Base Aérea de Canoas que tinha sua pista de pouso interditada prendendo mais de 200 sargentos amotinados.

Na Revolução de 1964 cumprindo ordem do Comandante da 2ª DC desloca-se para a região de Harmonia ficando em condições de barrar os eixos que emanam de Alegrete e de Uruguaiana.

Em 1978, o 5º RC é transformado em 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

No ano de 1987, o Ministro do Exército aprovou a Denominação Histórica “Cavalaria da Legião de Tropas Ligeiras”, por ser esta tropa, criada no ano de 1775 em São Paulo, como a origem do 5º R C Mec, bem como autorizou o uso de seu Distintivo Histórico.

http://www.5rcmec.eb.mil.br/index.php/historico

 

 

 

 
5º Regimento de Cavalaria Mecanizado (5º RCMec)

 

Produtos recomendados

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura