Clique para ampliar

Compartilhar:

Quepe ORIGINAL de Entregador do LEITE UNIÃO Fábrica do Bairro do Pari, São Paulo

Quepe de Entregador do LEITE UNIÃO Peça Original 

O leite era distribuído em garrafas de vidro, até que se desenvolvessem práticas de preservação como a pasteurização ou tivéssemos tecnologia para armazená-lo por mais tempo, como a refrigeração.

O leite fresco diário era entregue de porta em porta por um profissional conhecido simplesmente como “garoto do leite”.

Já não há mais esse tipo de emprego, nos locais em que o consumo do produto ainda é entregue em casa, a distribuição é feita pelo próprio produtor, numa economia informal (mesmo esse tipo de prática tem os dias contados, pois a vigilância sanitária proíbe a venda de leite sem que tenha passado pelos processos de higienização atuais).

Uma das jóias da arquitetura fabril de São Paulo, está fábrica abrigou por décadas, desde sua construção, a usina de pasteurização e envase do Leite União uma das marcas de leite mais famosas e conhecidas de outrora na capital paulista.

Localizada no número 1206 da Rua Rio Bonito, o Leite União rivalizava em qualidade e volume de vendas com seus principais concorrentes, Vigor e Paulista, ambos também localizados nesta mesma região (respectivamente Belenzinho e Brás). Após décadas de prosperidade, o Leite União enfrentou dificuldades e acabou encerrando as atividades.

São mais de duas décadas desde que o Leite União fechou, entretanto todo seu maquinário de pasteurização e envase ainda está dentro das dependências da usina, embora provavelmente estejam obsoletos. Pelas enormes janelas de vidro do andar superior é possível ver da rua o equipamento.


Detalhe da fachada, com letras em estilo art déco

Construída há mais de 80 anos o imóvel é um gracioso exemplo de uma construção fabril erguida com grande esmero arquitetônico. Os detalhes em arte déco são vistos por toda a construção, inclusive no portão lateral, por onde saiam os caminhões (e anteriormente carroças) que entregavam o leite por toda a cidade de São Paulo.

Entre rumores de que a fábrica foi comprada por um grande empresário de origem chinesa e que tudo virá abaixo, e rumores de que a fábrica será reaberta a única coisa certa é que o tempo vai passando e esta bela construção está se deteriorando cada vez mais.

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura