Clique para ampliar

Compartilhar:

Histórico Broche em Homenagem ao Centenário de Nascimento do BARÃO DA TAQUARA Francisco Pinto da Fonseca Telles 1839 - 1939

Histórico Broche em Homenagem ao Centenário de Nascimento do BARÃO DA TAQUARA

Francisco Pinto da Fonseca Telles 1839 - 1939

Provavelmente distribuido na inauguração do busto em sua homenagem, gratidão dos moradores de Jacarepaguá e por interferência da Irmandade de Nossa Senhora de Paula e pelo Centro Carioca que ocorreu em Outubro de 1939. Se enconta na praça Barão de Taquara, obra do escultor Benevenuto Berna.

diâmetro 2,3 cm

 



Francisco Pinto da Fonseca Teles, primeiro e único barão de Taquara (Rio de Janeiro, 25 de outubro de 1839 — Rio de Janeiro, 30 de agosto de 1918), foi um proprietário rural e filantropo brasileiro.

Um dos grandes propagadores do programa de expansão de Jacarepaguá, bairro do Rio de Janeiro, fundador da primeira escola naquele bairro, autor de numerosas obras de assistência social, e de obras públicas, foi cognominado "o Patriarca de Jacarepaguá".

Dele existe uma herma ( escultura chamada também de busto) na praça Barão de Taquara, no bairro, que é obra do escultor Benevenuto Berna.



Na festa da inauguração do busto do Barão da Taquara em 1939 na Praça Seca, a família se reuniu para a foto histórica. A partir da esquerda: Francisco José Teles Rudge, Francisco Taquara com a mão no ombro da esposa Julieta, Ana Teles ao lado da sua mãe a Baronesa da Taquara e o casal Maria Emília e o Dr. Pinto Teles.
Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura