Clique para ampliar

Compartilhar:

Fotografia da Tripulação do Veleiro ONDINA Campeões da Primeira REGATA SANTOS - RIO, Rio de Janeiro em 20 de Outubro de 1951

Fotografia da Tripulação do Veleiro ONDINA Campeões da Primeira REGATA SANTOS - RIO

Rio de Janeiro em 20 de Outubro de 1951

Dimensões: 18 x 24 cm. / Muito bem conservada.

Regata Santos-Rio, foi a primeira regata de veleiros realizada em mar aberto ocorrida no Brasil. Ela ocorre anualmente desde 1950

Em 1951, um dos pioneiros da vela no Brasil, José Cândido Pimentel Duarte, idealizou, pela primeira vez, a realização de uma regata de vela oceânica – um grande desafio para os navegadores da época. Antes disso, porém, ainda na década de 40, ele encomendara ao famoso escritório Sparkman&Stephens um projeto de veleiro com 40 pés para produção em série – origem dos conhecidos Classe Brasil. A empreita de construção dos barcos foi para o estaleiro Arataca, em Santa Catarina, de onde surgiram oito veleiros, além de mais três construídos no Rio de Janeiro.

Joaquim Belém, do ICRJ, proprietário do primeiro veleiro Classe Brasil feito no Rio de Janeiro, entrou em contato com Mariano Jatahy Marcondes Ferraz, do Iate Clube de Santos (então em construção), e assim, numa parceria entre os dois clubes, aconteceu a primeira regata. Como o ICS estava ainda em construção, o Clube Saldanha da Gama deu o apoio necessário para as embarcações inscritas.

Desta forma, a primeira Santos-Rio teve o tiro de largada às 17 horas do dia 18 de outubro de 1951, com a participação de um veleiro argentino, o Bambino. Com forte vento sudoeste, o Vendaval, de Pimentel Duarte, além de ser o fita azul, estabeleceu um tempo recorde de 24 horas, que só seria superado em 1974 pelo barco WaWa Too. O segundo a cruzar a linha de chegada foi o Sirocco, mas o vencedor, no tempo corrigido, da 1ª Santos-Rio seria o veleiro Ondina, de Joaquim Belém e Jorge Costa Carneiro.

http://www.minutonautico.com.br/vela-nacional//70-santos-rio-e-100-anos-do-icrj

Produtos recomendados

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura