Clique para ampliar

Compartilhar:

Carta Patente e DECRETO de 18 de Outubro de 1829, Concedendo Perdão Aos Militares Desertores Por Ocasião do Casamento de DOM PEDRO I com Princesa Amélia

Carta Patente e DECRETO de 18 de Outubro de 1829

Concedendo Perdão Aos Militares Desertores Por Ocasião do Casamento de DOM PEDRO I com Princesa Amélia

 

Manuscrito Assinado por ANTONIO RAFAEL DA CUNHA CABRAL Primeiro Secretário de Guerras do Império

Endereçada ao Presidente da Provincia do Rio Grande do Norte (José Paulino Albuquerque) 

 

DECRETO 18 de Outubro de 1829 : "Concede perdão aos militares que tiverem desertado, se apresentarem dentro do prazo de dois meses" 

 

Após o falecimento da Imperatriz Maria Leopoldina do Brasil, em dezembro de 1826, Dom Pedro I solicitou ao Marquês de Barbacena que encontrasse na Europa uma segunda esposa.

Por fim, após quase três anos de procura, o ministro do Império Brasileiro em Paris, Visconde de Pedra Branca, encontrou uma princesa bávara chamada Amélia Augusta Eugênia Napoleona e viu nela as duas qualidades que Pedro exigia. 

Amélia e Pedro receberam as bênçãos nupciais na Igreja Nossa Senhora do Carmo antiga Catedral Imperial.

A beleza da imperatriz deslumbrou a todos, com um longo vestido branco e um manto bordado em prata.

Depois da cerimônia houve uma celebração pública com fogos de artifício, salvas de artilharia, repiques de sinos e cortejo de carruagens. Em seguida a corte foi servida com um grande banquete.

Foi oferecido um baile na qual todas as damas se vestiram de rosa, a cor preferida da Imperatriz. Os jornais relataram que todos os tecidos e fitas de cor rosa esgotaram na capital do império.

Somente no dia seguinte ao baile o casal iniciou sua lua-de-mel, passaram seis semanas na fazenda do padre Correa, na serra da Estrela, futura cidade de Petrópolis.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura