Clique para ampliar

Compartilhar:

Molde de Rosto (Face Cast) do Ator PROCÓPIO FERREIRA em Alumínio Fundido, Prova do Busto Original Entregue na Homenagem Aos 60 Anos de Profissão em Abril de 1977

Molde de Rosto (Face Cast) do Ator PROCÓPIO FERREIRA em Alumínio Fundido

Prova do Busto Original Entregue na Homenagem Aos 60 Anos de Profissão, Abril de 1977

Medindo 24,5x16cm

Procópio estava internado no hospital Matarazzo, convalescendo de uma gripe, quando no teatro Municipal de São Paulo, várias gerações de atores, entre eles sua filha Bibi, estiveram juntos para homenageá-lo. ( fonte: Jornal O Fluminense de Abril de 1977)

http://memoria.bn.br/DocReader/100439_11/44006

Considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro, Procópio Ferreira, nome artístico de João Álvaro de Jesus Quental Ferreira, nasceu em 1898, no Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Dramática. Foi ator, diretor de teatro e dramaturgo. Desde cedo, Procópio descobriu seu talento de envolver a plateia, arrastando aos seus espetáculos contingentes de público de fazer inveja aos maiores sucessos de hoje.

Em 62 anos de carreira, Procópio interpretou mais de 500 personagens em 450 peças de todos os gêneros, desde o teatro de revista até a tragédia grega. Em toda a História do Teatro Nacional, foi o ator que maior número de peças nacionais interpretou e que maior número de autores lançou.

Procópio Ferreira atuava no circo-teatro, gênero que, se não foi criado no Brasil, aqui teve pleno desenvolvimento.

Tratava-se de um circo que, além de números de acrobacia, malabarismo e palhaçada, apresentava a adaptação de peças de teatro. Do circo-teatro passou às comédias. Procópio Ferreira dizia que o sucesso chegou quando ele parou de pensar com a sua própria cabeça para pensar com a cabeça do público.

Sua primeira peça foi Amigo, Mulher e Marido, fazendo o papel de um criado, em 1917, no Teatro Carlos Gomes. Seu maior sucesso no teatro foi o espetáculo Deus lhe Pague, de Joracy Camargo, com o qual viajou pelo País inteiro e exterior.

Procópio é pai de uma das mais importantes atrizes e diretoras brasileiras, Bibi Ferreira. Atuação na televisão. Procópio também fez televisão e participou das telenovelas A Grande Viagem, As Minas de Prata, Redenção, Dez Vidas e Divinas & Maravilhosas.

Produtos recomendados

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura