Clique para ampliar

Compartilhar:

Carta Patente Assinada por DOM PEDRO II e por FRANCISCO GONÇALVES MARTINS Conselheiro de Negócios do Império, Rio de Janeiro, 27 de Junho de 1853

Carta Patente Assinada por DOM PEDRO II  e por

FRANCISCO GONÇALVES MARTINS  Conselheiro de Negócios do Império

Concedendo Pedido de Aposentadoria a João Getúlio Monteiro de Mendonça  

Rio de Janeiro 27 de Junho  de 1853

Conceder Pedido de Aposentadoria a João Getúlio Monteiro de Mendonça no lugar de Oficial da Diretoria Geral do Correio 

Pedro II, alcunhado o Magnânimo, foi o segundo e último imperador do Império do Brasil durante 58 anos, de 1831 até sua deposição em 1889.

Nascido no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do imperador Pedro I e da imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria e, portanto, membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança.

Francisco Gonçalves Martins, único barão e visconde com grandeza de São Lourenço, (Santo Amaro, 13 de março de 1807 – 10 de setembro de 1872) foi um juiz, jornalista e político brasileiro.

Filho do fazendeiro e coronel da Guarda Nacional Raimundo Gonçalves Martins, estudou humanidades em Portugal, no seminário de Sarnache, depois cursou Direito na Universidade de Coimbra.

Ainda em Portugal, se envolveu no movimento a favor da rainha Maria II de Portugal, durante a Guerra Civil Portuguesa, fazendo parte do batalhão acadêmico que lutou a Batalha de Vouga e na de Moroços. Foi por isso obrigado a fugir para a Espanha, atravessando-a a pé e embarcando para a Inglaterra e depois à França, retornando ao Brasil em 1830.

Depois de atuar como advogado e jornalista, entrou para a magistratura, sendo juiz e chefe de polícia na Bahia, desembargador e depois nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça

Foi deputado geral de 1834 a 1850, presidente de província e senador do Império do Brasil de 1851 a 1872. Dirigiu a pasta de negócios do Império (ver Gabinete Itaboraí de 1852), sendo durante sua gestão construída a primeira estrada de ferro do Brasil e iniciada a navegação a vapor do Rio Amazonas.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Gon%C3%A7alves_Martins

 

Produtos recomendados

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura