Clique para ampliar

Compartilhar:

Carteira da FMF do Jogador JOEL MARTINS do C. R. FLAMENGO Assinado Pelo Atleta, FMF Federação Metropolitana de Football, Hoje Federação Carioca, 25 de Julho de 1951

 

Carteira da FMF do Jogador JOEL MARTINS do C. R. FLAMENGO Assinado Pelo Atleta

FMF Federação Metropolitana de Football, Hoje Federação Carioca, 25 de Julho de 1951

 

 

A camisa, com a inscrição FMF significava "Federação Metropolitana de Futebol", antigo nome da Federação Carioca de Futebol. Em pé: Paulinho de Almeida, Castilho, Nilton Santos, Dequinha, Zózimo, Édson Machado. Agachados: Joel Martins, Vavá (uma foto rara do Peito de Aço com bigode), Didi, Índio e Pinga

 

No dia 23 de novembro de 1931, nascia na cidade do Rio de Janeiro o ponta-direita Joel.

O craque que foi ídolo no Flamengo e que foi campeão da Copa do Mundo de 1958.

Joel era considerado pela crônica da época como o “mais inglês dos pontas brasileiros”, já que tinha como característica a frieza, a concentração e o básico, sem apelar a firulas.

O jogador foi revelado nas categorias de base do Botafogo em 1948.

Fez parte do elenco campeão carioca daquele ano, que desbancou o “Expresso da Vitória” do Vasco da Gama.

Transferiu-se para o Flamengo, onde logo de cara venceu três edições seguidas do torneio estadual: 1953, 54 e 55. Fez sucesso ao lado de Rubens, Índio, Zagallo e Evaristo de Macedo.

Aquela equipe ficou conhecida como o “Rolo Compressor”. Joel se destacava pelos cruzamentos em curva, de vez em quando na direção do gol, surpreendendo a defesa adversária.

Ele também foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1961, considerado o campeonato nacional da época. Faz parte da seleção flamenguista de todos os tempos, com 111 gols.

Passou a ser convocado para a seleção brasileira em 1957 e, no ano seguinte, foi à Copa do Mundo na Suécia. O craque foi titular nos dois primeiros jogos e conquistou o título.

Joel ainda teve passagem pelo Valência, da Espanha, e encerrou a carreira no Vitória, onde foi campeão baiano em 1964. O ídolo faleceu no dia 1° de janeiro de 2003.

 

http://www.acervodabola.com.br/joel-martins-joel/

 

 

 

 

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura