Clique para ampliar

Compartilhar:

Busto da MAMMY A Mamãe Negra do Sul, Estereótipo da Escravidão nos Lares Americanos Brancos

Busto em Cerâmica MAMMY A Mamãe Negra do Sul

Estereótipo da Escravidão nos Lares Americanos Brancos

Medindo 26 cm altura 

Fabricado em Cerâmica, Peça Única

Bom Estado

 

MAMMY A figura da mamãe está enraizada na história da escravidão nos Estados Unidos . As mulheres afro-americanas escravizadas foram encarregadas dos deveres das trabalhadoras domésticas nos lares americanos brancos . Seus deveres incluíam preparar refeições, limpar as casas, amamentar e criar os filhos de seus donos. Dessas circunstâncias, surgiu a imagem da mamãe.

Mulher negra, assexuada, que cozinha super bem, sempre esconde o cabelo e suas raízes com um lenço, não possui família ou laços fraternos, exceto com os filhos dos brancos, que até consideram ela da família. A Tia Anastácia do Sítio do Pica-Pau Amarelo é um exemplo de Mammy no Brasil.

Tia Nastácia - Cozinheira de mão cheia, muito simpática e sempre assustada. Além de alimentar a turma do Sítio com suas gostosuras.

Sitio do Pica Pau Amarelo, A adaptação mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo, de 7 de março de 1977 a 31 de Janeiro de 1986, sobretudo para paises de lingua portuguesa. Por incrível que pareça, também houve uma censura em Angola, por pensarem que a Tia Nastácia era uma escrava.

https://en.wikipedia.org/wiki/Aunt_Jemima

https://en.wikipedia.org/wiki/Mammy_archetype

https://my.matterport.com/show/?m=8miUGt2wCtB

 

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura