Clique para ampliar

Compartilhar:

Lembranças da Primeira Comunhão de JOAQUIM RIBEIRO DE AVELLAR Jr, Filho do VISCONDE DE UBÁ, Cartão, Laço e Vela, Ano 1888

Lembranças da Primeira Comunhão de JOAQUIM RIBEIRO DE AVELLAR Jr, Filho do VISCONDE DE UBÁ

Cartão, Laço e Vela, Início do Século XX

 

Fotografia do Cartão medindo 21 x 15 cm

 

Joaquim Ribeiro Velho de Avelar (casado com Mariana Albuquerque de Avelar, a Zizinha, da fazenda Boa Esperança. Tiveram 4 filhos).     Pode parecer estranho ou curioso que alguns irmãos tenham sido batizados como o mesmo nome, como é o caso de 3 Joaquins e 2 Elisas. Entretanto, isto era uma prática comum à época, pois com a morte prematura de algum filho, normalmente os pais batizavam o seguinte com a mesma denominação do primeiro, no intuito, talvez, de preservar a memória daquele que se fora. 

Os registros fotográficos de meninos e meninas com roupa de primeira comunhão, e de estudantes recém-formados, passaram a ser cada vez mais utilizados como forma de comunicar as importantes ocasiões a parentes e amigos, e de fortalecer os laços de reciprocidade entre os pares sociais. Como a tecnologia fotográfica da época não permitia o registro visual de cerimoniais em ambientes fechados, como interiores das igrejas e de faculdades, tornou-se comum a ida ao estúdio fotográfico para posar e, posteriormente, distribuir os cartes de visite como recordação.

Fonte : Livro As Memórias da Viscondessa 

Produtos recomendados

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura