Fotografia CARTE DE VISITE de CARNEIRO & TAVARES Fotógrafo da Casa Imperial Final do Século XIX
Medindo : 6x10,5cm
CARNEIRO & TAVARES, Sucessores de CARNEIRO & GASPAR
Antes de se juntar a Gaspar, entre 1858 e 1865, Carneiro é sócio de Smith na empresa Carneiro & Smith. Na capital paulista, eles mantêm o ateliê Galeria Explendida, que, entre 1862 e 1865, é gerenciada por Gaspar.
Em 1865, com a formação da nova sociedade, a sede carioca passa a chamar-se Carneiro & Gaspar e, em São Paulo, Photographia Acadêmica.
Destacam-se, sobretudo, pela produção de retratos, fotopinturas em tamanho natural, fotomontagens e pelas caricaturas feitas pelo artista Fleiuss (1823 - 1882) em seus anúncios publicitários.
Os dois fotógrafos têm ampla clientela, incluindo a família imperial.
Com a morte de Gaspar, em 1875, Carneiro vende o estabelecimento paulista para o assistente Militão Augusto de Azevedo (1837 - 1905), que muda o nome da empresa para Photographia Americana.
Entre 1876 e 1883, Carneiro associa-se a Silva e Tavares, com quem mantém o estúdio Carneiro, Silva & Tavares, no Rio de Janeiro.
Em seguida, a associação torna-se apenas Carneiro & Tavares.
FONTES DE PESQUISA:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21617/carneiro-gaspar
Carte-de-visite ou carte de visite (em português: cartão de visita) é o nome dado a um antigo formato de apresentação de fotografias, patenteado pelo fotógrafo francês André Adolphe Eugène Disdéri em 1854.De tamanho diminuto (9,5 x 6 cm), a foto, geralmente revelada pela técnica de impressão em albumina, era colada em um cartão de papel rígido um pouco maior (10 x 6,5 cm aproximadamente).
O carte-de-visite tornou-se modismo mundial durante a década de 1860 e popularizou a arte do retrato, conferindo ao fotografado o status de distinção e representação social. Como padrão universal, o carte-de-visite era trocado entre familiares, amigos e colecionadores do mundo todo, já que cabia em uma envelope de carta comum.
Apesar de seu sucesso, o cartão de visita foi aos poucos suplantado pelo formato conhecido como carte cabinet (em português: cartão gabinete), surgido na década de 1870, tecnicamente igual ao antecessor, embora com dimensões maiores.
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.