Clique para ampliar

Compartilhar:

LAVABO DE FAIANÇA Origem EUROPÉIA Final do Século XIX

LAVABO DE FAIANÇA Origem EUROPÉIA Final do Século XIX

Motivo floral 

 

Acompanha suporte em madeiraApresenta marcas de restauro, veja fotos 3 e 4

Torneira não funciona e madeira não é original 

 

medindo 39x40cm

 

Originalmente, este lavabo teria sido usado para lavar as mãos antes de jantar.

As cozinhas francesas do século XIX frequentemente tinham um lavabo como este pendurado na parede para lavar as mãos. 

O recipiente superior estava cheio de água que fluía das torneiras para a bacia abaixo. 

O tanque superior segurava a água e a bacia inferior pegava a água. 

 

 

Louça
É um termo geral, que designa a manufatura de peças feitas de cerâmica, porcelana e faiança, que se diferem pela composição dos elementos. Todos são feitos com argila ou barro, queimados em fornos de alta temperatura.

Cerâmica
Diz respeito aos itens que têm como matéria-prima a argila endurecida pelo calor, um dos materiais mais antigos feitos pelo homem – encontrado, inclusive, em escavações arqueológicas. A palavra vem do grego “kéramos”, que significa “terra queimada” ou “argila queimada”. Além da argila, são usados outros elementos na fabricação, como feldspato e sílica. Também podem ser acrescentados aditivos, tanto para acelerar a secagem quanto para dar mais rigidez ao resultado final. Com grande resistência, a cerâmica costuma ser mais pesada e ter maior porosidade que a porcelana.

Porcelana
O processo de produção da porcelana se originou na China por volta de 1.300. Ela se difere da cerâmica e da faiança principalmente pela característica de não possuir porosidade e ter aspecto vítreo, além da isenção de sonoridade. Isso deve à sua composição, que contém caulino (ou caulim), quartzo e feldspato.

A porcelana é feita de argila branca de altíssima qualidade e queimada a 1.260° C, o que a torna segura para uso na cozinha, por não ser aderente nem porosa e também pela possibilidade de ser colocada em lava-louças.

Faiança
Muito famosa na Itália e Portugal, a faiança é uma espécie de cerâmica branca menos pura produzida com menos caulino e em temperatura mais baixa que a porcelana. Ela é bem resistente, porém apresenta bastante porosidade, daí a necessidade de passar por um processo de esmaltação. Essa é razão pela qual as peças ganham um tom marfim ou creme e, com o tempo, podem ficar com um aspecto craquelado. Isso porque a temperatura de cozimento da faiança é mais baixa do que a usada na porcelana e, em vez de o esmalte se fundir à peça, ele funciona como uma casca. Além de peças para compor a mesa em geral, o processo é usado para fabricar vasos e outros objetos decorativos.

 

Produtos recomendados

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura