Clique para ampliar

Compartilhar:

Santon S. JOUGLAS Figura em Terracota de Simone Jouglas, Marselha, França, Meados do Século XX

Santon S. JOUGLAS Figura em Terracota de Simone Jouglas, Marselha, França, Meados do Século XX

Altura 30cm

Fabricada com Terracota, roupas são feitas em tecidos originais provençais antigos, que dão às bonecas ainda mais valor.

Esses rostos especiais se tornarão a marca registrada de Simone Jouglas Santos.

Simone Jouglas, nascida em 5 de abril de 1907 em Agde , que morreu em julho de 2001, é um famoso santonnière de Provence , ceramista por treinamento.

Seu pai era oficial da Marinha. Seus pais fixaram residência permanente em Marselha antes da Segunda Guerra Mundial .

Ela começou os estudos para se tornar uma dentista ceramista. Uma visita à Academia de Belas Artes de Marselha, dedicada às técnicas de moldagem , mudará esse rumo. Em 1938 , ela entrou como estudante e conheceu Paule Thibon-Manzo , cujo pai também era oficial do exército.

Durante a guerra de 39-45 , seus pais desapareceram repentinamente, assim como seu irmão, resistindo aos maquis do Plateau des Glières . Ela também participará do movimento de resistência na região de Marselha . Sozinha, ela sobrevive graças à sua atividade como ceramista.

Após uma mudança em 1944, ela se viu privada de seu equipamento. Ela então começou a esculpir as cabeças cujos rostos são a imagem de personalidades famosas. Esses rostos muito particulares se tornarão a marca distintiva dos santons (figuras) de Simone Jouglas. No desenvolvimento da sua atividade, é auxiliada pela amiga Paule Thibon Manzo.

O próximo passo é vestir seus santons. É inspirado no Abade Sumien (1857-1934), fabricante dos santões de tradição napolitana.

Com cerca de trinta centímetros de altura, suas estatuetas são em terracota e apresentam personagens do presépio e antigos artesanatos provençais cobertos com trajes autênticos em tecidos às vezes antigos.

Em 1952, ela foi feita cavaleira da Ordem do Mérite artesanal , recebeu o diploma de Meilleur Ouvrier de France em 1961. Em 1966, ela foi premiada com a Medalha de Ouro do Mérito Nacional Francês. A Air France,e a cidade de Paris, encomenda dele os santons para seus presépios provençais animados.

No final da década de 1970 , Simone Jouglas colocou à frente de sua empresa a filha de sua amiga Paule, Régine Manzo-Pinatel. Agnès Pinatel-Anaud será então o sucessor da mãe e da avó 3 .

Simone Jouglas faleceu em 2001, aos 94 anos. Continua sendo referência no setor de santonniers.

 

 

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura