Carta Assinada por JAIR NEGRÃO DE LIMA Datado em 29 de janeiro de 1951
Na carta destinada a Oswaldo Romero, ele se do cargo Secretário Geral de Finanças, agradecendo durante o período de sua gestão.
Politico, vice-prefeito da capital durante o mandato de Jorge Carone Filho (1963-1965)
Neto do Comendador Negrão de Lima, patriarca Importante para a história da cidade Belo Horizonte
Ele foi irmão de Francisco Negrão de Lima, que foi um político brasileiro; governador do Estado da Guanabara de 1965 até 1971.
A área onde fica a praça hoje, antes era ocupada pela chácara da família Negrão de Lima. A sede da propriedade, situada na Rua Leonídia Leite, continua preservada e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O restante do espaço deu lugar, na década de 1930, além da praça, para as ruas Santa Maria, Leonídia Leite, Lídia Couto, Feliciano Henrique e D. Maria Inês.
Mas afinal, quem foi o Comendador Negrão de Lima para ser homenageado e eternizado em uma praça do bairro? O Comendador José Duarte da Costa Negrão foi um dos moradores mais ilustres da Floresta. A chácara foi herdada por sua filha, Jeni Silveira Negrão de Lima, casada com João Nepomuceno Licas de Lima. O casal criou os conhecidos irmãos Negrão de Lima: Otacílio, Francisco e Jair. Todos os três atuaram na política. Otacílio Negrão de Lima foi o primeiro prefeito de Belo Horizonte a conquistar o cargo pelo voto popular, no período de (1947-1951). Criou o SESI (Serviço Social da Indústria) e o SESC (Serviço Social do Comércio). Francisco Negrão de Lima foi de 1951 até 1953, ministro da Justiça do segundo governo de Getúlio Vargas. E em 1965 se tornou governador do então estado da Guanabara.
Jair Negrão de Lima foi vice-prefeito da capital durante o mandato de Jorge Carone Filho (1963-1965).
O Comendador Negrão, e não Negrão de Lima, foi o patriarca desta família tão importante para a história da cidade e até mesmo do país. Se você não sabia, agora, quando passar pela praça, já sabe quem foi Comendador Negrão de Lima.
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.