Clique para ampliar

Compartilhar:

Jornal A NOTICIA "Suicidou-se o Presidente Getúlio Vargas" Edição de Terça Feira 24 de Agosto de 1954

Jornal A NOTICIA "Suicidou-se o Presidente Getúlio Vargas" 

Completo e Original 

Edição de Terça Feira 24 de Agosto de 1954

Desgastes na dobra

O suicídio de Getúlio Vargas tem uma importância prática na História, ela atrasa em 10 anos o golpe militar. Esses que já estavam preparados para tira-lo do poder vêm seus planos interrompidos pela atitude drástica tomada por Vargas, e para além a própria ação popular fortemente reativa aos opositores de Vargas, um cenário contrário a qualquer atitude que pudesse ser tomada pelos militares naquele momento.

Em sua “Carta testamento” Vargas afirma:

Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes.

Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus. [...] Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. [...];

 

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura