ESCOLA MODELO AFFONSO PENA
Recortes e Documentos que Discorrem da Inauguração e a Vida de
Sua Primeira Diretora a Profª MARIA DA GLÓRIA ESTEVES
Originais do Início do Século XX
A Escola Affonso Penna, primeiramente, estava localizada na Rua Camerino, no centro da cidade. Inaugurada em 20 de janeiro de 1908, na gestão do Prefeito Francisco Marcelino de Souza Aguiar, foi transferida, em 1928, para a Rua Barão de Mesquita. Em 1936, foi interditada para obras, que finalizaram em 1937. Foi reinaugurada em 30 de novembro de 1937, na gestão do Prefeito Henrique Dodsworth e do Secretário de Educação Francisco Campos.
O lote de memorabílias ainda apresenta recortes e manuscritos vida de YARA ESTEVES, Grande Pianista e Maestrina, filha de Maria da Glória Esteves, a qual tudo leva a crer ser a pessoa que iniciou essa coleção.
No lote aqui ofertado, segue:
A- Recortes de Jornais noticiando a inauguração da ESCOLA MODELO AFFONSO PENA, na Rua Camerino, com presença do Presidente Afonso Pena e do Prefeito Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, da transferência da professora Maria da Gloria Rocha Leão ( nome paterno de Maria da Gloria Esteves) para dirigir a escola, sua vida academica e fatos relevantes da escola no período, além de noticias publicadas sobre sua morte, Maria da Glória Esteves (Maroquinhas) em Agosto de 1927.
B- Três diplomas assinados pela Professora Maria da Glória Esteves em 1911, 1914 e 1915
C- Poema datilografado e assinado pela Homenageada Professora Zélia Braune, da Escola Municipal Zélia Braune.
D- Abaixo assinado enviado ao prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcos Tamoyo, para que seja dado o nome da Professora MARIA DA GLÓRIA ESTEVES a uma das escolas oficiais de 1° Grau do Município em Junho de 1977.
E- Preces de Missa Celebrada na intenção de sua alma por ocasião do 50° Aniversário de Morte de Maria da Glória Esteves, em 3 de Agosto de 1977.
F- Lote com Cópias de Documentos da Professora Maria da Glória de Esteves
G- Manuscritos e alguns recortes da vida de YARA ESTEVES, Grande Pianista e Maestrina, filha de Maria da Glória Esteves, a qual tudo leva a crer ser a pessoa que iniciou essa coleção.
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.