CAMPEONATO CARIOCA DE 1975 Diversos Cadernos Esportivos ORIGINAIS de JORNAIS VARIADOS Encadernados Publicados em 1975
Formato monumental, 39cm x 58cm
Periódicos O GLOBO, JORNAL DOS ESPORTES E JORNAL DO BRASIL
Capa Dura
Em torno de 200 Páginas
A edição de 1975 do Campeonato Carioca começou em 20 de fevereiro de 1975 e terminou em 17 de agosto de 1975. Foi organizado pela FCF (Federação Carioca de Futebol). Doze equipes participaram. O Fluminense conquistou o título pela 22ª vez. nenhum time foi rebaixado.
O campeonato foi dividido em quatro fases. Na primeira (Taça Guanabara), com doze equipes (Fluminense, America, Vasco, Botafogo, Flamengo, Bonsucesso, Bangu, Madureira, São Cristóvão, Portuguesa, Olaria e Campo Grande), Fluminense e America terminaram empatados em pontos, na liderança. A partida final foi vencida pelo Fluminense por 1 a 0, e o time sagrou-se campeão da primeira fase.
Na segunda fase (Taça Augusto Pereira da Motta), disputada entre as mesmas equipes, o Botafogo terminou líder isolado, sagrando-se campeão. Oito equipes classificaram-se para a terceira fase. Olaria, Campo Grande, Bonsucesso e São Cristóvão foram eliminados.
Na terceira fase (Taça Danilo Leal Carneiro), Vasco e Flamengo terminaram empatados em pontos, na liderança. Na decisão, o Vasco venceu por 1 a 0.
Os três campeões de turno passaram à fase final. Os jogos dessa fase foram: 10 de agosto: Fluminense 4 x 1 Vasco 14 de agosto: Vasco 2 x 0 Botafogo 17 de agosto: Fluminense 0 x 1 Botafogo Na última partida, o Botafogo precisava de uma vitória por três gols de diferença para conquistar o título, pelo saldo de gols. Como conseguiu apenas um gol, o Fluminense se sagrou campeão, com 2 de saldo, contra -1 de Vasco e Botafogo.
SOBRE O CAMPEÃO :
Foi em 1975 que aquele time virou mesmo uma máquina, a Máquina Tricolor. Para "pilotar" aquele esquadrão com só mesmo um craque que brilhara na seleção brasileira de 70" Rivellino".
E ele não decepcionou. O grande Riva viveu sua melhor fase na carreira e conduziu o Flu em apresentações memoráveis e a dois títulos incontestáveis nos cariocas de 75 e 76.
O time fez tanto sucesso que passou a excursionar pela Europa e a encantar outras plateias de amantes do futebol arte. O deslumbre pode ser o motivo dessa equipe não ter vencido o campeonato brasileiro à época. Porém o que ficou pra história foram os desfiles de um time mágico e imponente, que fez até o maior esquadrão da terra na época, o Bayern München de Beckenbauer, Maier e Müller, sucumbir.
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.