Clique para ampliar

Compartilhar:

AMIGO DA ONÇA Encadernado com Cerca de 330 Charges ORIGINAIS do Personagem Criado por PÉRICLES DE ANDRADE MARANHÃO Retiradas da Revista CRUZEIRO, Publicadas Entre 1943 a 1962

AMIGO DA ONÇA Encadernado com Cerca de 330 Charges ORIGINAIS do Personagem Criado por PÉRICLES DE ANDRADE MARANHÃO

Retiradas da Revista CRUZEIRO, Publicadas Entre 1943 a 1962

Formato: 25cm x 32,5cm

 

Coleção única, organizada por colecionador e fã do personagem

O Amigo da Onça é um personagem de cartoons e histórias em quadrinhos criado por Péricles de Andrade Maranhão (14 de agosto de 1924 - 31 de dezembro de 1961) e publicado em um cartoon pela primeira vez na revista O Cruzeiro em 23 de outubro de 1943.

Satírico, irônico e crítico, o Amigo da Onça aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações. Em 1989, foi publicado na revista Semanário com roteiros de Jal e arte de Octavio Cariello.

Na década de 1990, estrelou com 420 tiras produzidas por por Jal (roteiros) e Sergio Morettini (desenhos)

O famoso personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943, a pedido de Leão Gondim, editor da revista O Cruzeiro, inspirado nos cartoons Enemies of Man da revista americana Esquire e El enemigo del Hombre, personagem criado por Guillermo Divito para a revista argentina Patoruzú.

Foi publicado de 23 de outubro de 1943 a 3 de fevereiro de 1962. Os diretores da revista O Cruzeiro queriam criar um personagem fixo e já tinham até o nome, adaptado de uma famosa anedota.

Após a morte do autor, em 1962, o personagem continuou sendo publicado, desenhado pelo ilustrador Getulio Delphim (durante dois anos) - amigo e parceiro de Péricles na produção de outros personagens (Oliveira, o Trapalhão e Laurindo Capoeira) que não chegou a ser lançado devido à morte de Péricles. Péricles era muito ciumento com seu personagem, por isso Getúlio assinava "Equipe de "O Cruzeiro". Após esses dois anos, o cartunista Carlos Estevão desenhou o personagem até 1972.

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura