Clique para ampliar

Compartilhar:

Xilogravura ORIGINAL O Funeral do DUQUE DE WELLINTON na Catedral de St. Paul de Joseph Lionel Williams, Publicada no The Illustrated London News em 11 Dezembro 1852

Xilogravura ORIGINAL O Funeral do DUQUE DE WELLINTON na Catedral de St. Paul de  Joseph Lionel Williams

Publicada no The Illustrated London News em 11 Dezembro 1852.

 

Medindo 83cm x 54cm

 

Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

Joseph Lionel Williams, Gravador de madeira, desenhista de madeira e aquarelista. Filho de Samuel Williams. Trabalhou muito para o Illustrated London News 1846-1852. 

Arthur Wellesley, 1º Duque de Wellington 

Marechal e político, Arthur Wellesley, duque de Wellington, nasceu em 1769, em Dublin. Seguiu a carreira militar, tendo recebido grande parte da sua formação em França. Viria, aliás, a ser uma figura de destaque no continente, protagonizando sucessos do maior relevo e ficando, inclusivamente, ligado à História portuguesa no domínio político, militar e cultural. Ser-lhe-iam mesmo atribuídos os títulos de conde de Vimeiro, marquês de Torres Vedras e duque da Vitória.

Wellington interveio com êxito em diversos combates e acontecimentos importantes, todos relacionados com a defesa da posição do seu país na ordem política internacional do seu tempo. Assim, participou na luta da Grã-Bretanha contra o bloqueio continental, na Convenção de Sintra, na vitória do Buçaco e na Batalha de Salamanca. O seu maior feito militar, porém, consistiu na derrota imposta às tropas de Napoleão Bonaparte em Waterloo, em 1815, uma derrota que marcaria o afastamento definitivo de Napoleão do primeiro plano da cena política europeia.

Na Grã-Bretanha, Wellington foi aclamado como um verdadeiro herói nacional, gozando de um prestígio sem precedentes. Foi nomeado comandante-chefe do exército britânico em 1827. Tornou-se a figura principal do partido conservador, ocupando o cargo de primeiro-ministro de 1828 a 1830.

Wellington morreu no Castelo de Walmer em Kent, sua residência como Lord Warden of the Cinque Ports e supostamente sua casa favorita, em 14 de setembro de 1852. 

O funeral ocorreu em 18 de novembro de 1852.  Antes do funeral, o corpo do duque foi exposto no Royal Hospital Chelsea. Membros da família real, incluindo a Rainha Vitória, o Príncipe Consorte, o Príncipe de Gales e a Princesa Real, visitaram para prestar suas homenagens. Quando a exibição foi aberta ao público, multidões se aglomeraram para visitar e várias pessoas foram mortas na multidão.

Em vida e depois da sua morte, foram-lhe feitas inúmeras homenagens nacionais e dedicados monumentos.

Foi sepultado, com grande pompa, na Catedral de S. Paulo, em Londres.

 

https://www.infopedia.pt/$duque-de-wellington

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura