Atestado de Participação de Guarda Nacional na BALAIADA Assinada Pelo Comandante da Coluna Do Oeste JOSÉ MARTINS DE SOUZA
Tranqueira, PI, 25 de Janeiro de 1843
Papel Timbrado
Atestando que FRANCISCO DA COSTA CARVALHO Guarda Nacional do Corpo de Juromenha, Fez Parte Componente da Extinta Coluna do Oeste.
Muitos combates foram travados em todo território Unionense (A própria povoação foi cercada por balaios em 1839, ficando quase sem alimentos no natal do mesmo ano. Entre 1839 e 1840 ocorreu o maior número de confrontos “em União” ( Cidade de . Mussum, Salobro, São Mamede, Prata, Santa Rita, Malhada da Areia, Curimatá e Egito, foram locais infestados por revoltosos e legalistas.
O governo na tentativa de reprimir a revolta na província criou duas Colunas de repressão: a Coluna do Oeste ( Comandado por JOSÉ MARTINS DE SOUZA), sediada no sul da Província; e a Coluna do Norte, com sede no Estanhado. A escolha se deveu a localização estratégica da povoação. Caxias, o epicentro da revolta naquele momento estava a poucos passos do lugarejo, próximo aos olhares dos legalistas piauienses. Para comandar o Quartel-general dessa Coluna fora designado o bravo major Manuel Clementino de Sousa Martins, sobrinho do Barão da Parnaíba.
CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história