Cartazete ORIGINAL de LUTA LIVRE AMERICANA no Palácio de Cristal, Destaque Para JOSÉ LUIZ O Boxeiro, Portugal, 28 de Janeiro de 1950
"Dois combates internacionais de excepcional categoria que Espanha, Paris e Bruxelas pagaram a peso de ouro".
Mede 20 x 30,5 cm.
JOSÉ LUIZ O Boxeiro da Luta Livre. Conhecido internacionalmente como um grande campeão da luta livre, foi atleta do Sporting Clube Farense, por volta do início da década de 1940. Mas como tinha uma temível cabeçada, trocou o boxe pela luta livre.
O nome era diferente - não se chamava wrestling, era luta livre americana - e os combates não passavam na televisão. Mas, na sua essência, o que os lutadores portugueses faziam nos ringues espalhados pelo país, em meados do século XX, era muito parecido com o espectáculo actual.
A imprensa da época fala de multidões que enchem os recintos, incentivando os lutadores, "vai-te a ele", "arranca-lhe os olhos". Entre as estrelas, nomes como Tarzan Taborda, Manuel Oliveira, José Luís, Mateus, Carlos Rocha, Ferrer, Jaimery ("o feroz Jaimery"). Em Lisboa, as lutas aconteciam no Pavilhão os Desportos, no Coliseu ou no Parque Mayer. Nas digressões, actuavam em tendas como as de circo, nos pavilhões desportivos ou ao ar livre, em arenas improvisadas.
https://www.dn.pt/arquivo/2006/luta-livre-americana-ja-encheu-outros-ringues-em-portugal-649570.html
CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história