Clique para ampliar

Compartilhar:

MARIA TERESA VIEIRA " Faces" Serigrafia Numerada 2/100, Assinado e Datado 1983

MARIA TERESA VIEIRA " Faces" Nanquim Sobre Papel, Assinado e Datado 1983

39 x 27cm

Conhecida pela dedicação ao ensino das artes no Brasil, Maria Teresa Vieira dá nome ao conhecido Centro de Arte na cidade do Rio de Janeiro.

Moldura de vidro sem rodapé com lascado na ponta.

Maria Tereza Vieira da Silva (Maceió AL 1932). Pintora, desenhista.

Inicia aos 16 anos estudos de pintura com Miguel Torres (1904 - 1977) e, em seguida, com Lourenço Peixoto (1897 - 1984). Em 1949, realiza exposição individual na Câmara Municipal de Maceió, ocasião em que ganha bolsa de estudos no Rio de Janeiro. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1950 e ingressa na Escola Nacional de Belas Artes - Enba.

Nesta cidade, é aluna de Henrique Cavalleiro (1892 - 1975), Edson Motta (1910 - 1981) e Georgina de Albuquerque (1885 - 1962). Em 1965, recebe Prêmio Viagem ao País do 14º Salão Nacional de Arte Moderna - SNAM. Dá aula de pintura para sua sobrinha, Maria Amélia Vieira (1955).

A prefeitura do Rio de Janeiro lhe doa um sobrado, na rua da Carioca, que torna-se centro educacional, ateliê e residência da artista.

Conhecida pela dedicação em prol das artes e pelos inusitados métodos de ensino, a artista plástica e arte-educadora Maria Teresa Vieira (1932-1998) contribuiu para a formação de vários artistas, sempre estimulando a capacidade criativa dos alunos para que eles encontrassem sua própria expressão artística. Durante seus 50 anos de carreira, realizou várias exposições, recebeu prêmios, pintou inúmeras telas e escreveu várias reflexões. Esse conjunto de obras compõe um rico acervo que está sendo restaurado.

Generosa e seguindo sua missão de educadora nata, muitas vezes ensinava arte  fornecendo os materiais de pintura aos alunos. Caso o aluno não pudesse pagar, as aulas eram permutadas por serviços no ateliê.

Na década de 80, seus alunos fizeram uma campanha para conseguir um local onde ela pudesse morar e ter um ateliê-escola e, em 1986, o prefeito Marcelo Alencar disponibilizou uma casa antiga que estava em ruínas. O imóvel foi restaurado com a ajuda de doações de empresas e de muitos amigos, alunos e artistas. Após a conclusão das  obras, em 1989, foi inaugurado oficialmente o Centro de Arte Maria Teresa Vieira, que permanece em plena atividade no mesmo local até hoje.

O Centro oferece cursos e oficinas de artes. Atualmente são 16 opções, tais como técnicas de desenho, escultura, pintura, cerâmica de baixa e alta temperatura, música e história da arte, entre outros. Os preços são acessíveis e ninguém fica sem aula. Se o aluno não puder pagar, poderá permutar as aulas por serviços prestados à instituição.
O Instituto Maria Teresa Vieira (IMTV) atende hoje 60 alunos de diversas faixas etárias. É possível agendar uma primeira aula sem compromisso e sem pagar nada. Para os artistas-mirins  é oferecida a 
Oficina de Criatividade (desenho, música e teatro), realizada aos sábados, das 10h às 13h.

O Centro de Arte Maria Teresa Viana também conta com uma galeria de arte — o Salão Rogério Steinberg — onde são realizadas exposições de artistas contemporâneos.

Tanto o Instituto quanto o Centro de Arte são atualmente comandados por um dos filhos da artista, Arnaldo Vieira de Alancastre, que também é produtor cultural, músico e compositor, comprovando que herdou da mãe o talento para as artes.

O Centro de Arte também realiza eventos de música, encontros poéticos, lançamentos literários e festas temáticas, que  costumam acontecer às sextas e/ou sábados. O ingresso pode ser gratuito ou não, e a programação é divulgada na imprensa ou na fan page oficial no Facebook.

Como sempre sonhou sua fundadora, a casa é ponto de encontro para a expressão artística, em suas formas mais variadas e ecléticas, e está sempre de portas abertas para visitação e para acolher novos talentos e amantes das artes.

Produtos recomendados

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura