HAUSSEGEN/BENÇÃO DA CASA Com o Poema SATISFAÇÃO Christian Fürchtegott Gellert (1715 - 1769), Alemanha, Original do Século XIX
Inscrições em língua alemã, cujas letras são costuradas diretamente na tela de papel e decorada com folhas seca e imagem de querubim em celulóide em alto relevo.
Paspatur em Veludo e Moldura de madeira
Medindo 39cm x 46cm
„Genieße, was Gott dir gegeben hat
Verzichte mit Freude auf das, was du nicht hast!
Jedes Grundstück hat seine Ruhe,
Jede Eigenschaft hat auch ihre Last."
"Aproveite o que Deus lhe concedeu
Dispense com alegria o que você não tem!
Cada propriedade tem sua paz,
Cada propriedade também tem seu fardo."
Christian Fürchtegott Gellert (1715 - 1769), contador de histórias alemão, poeta de fábulas e canções.
HAUSSEGEN / BENÇÃO DA CASA
Até meados do século 19, as fotos emolduradas eram reservadas para a população financeiramente abastada como decoração de parede. Com os desenvolvimentos e avanços na tecnologia de impressão, no entanto, uma verdadeira enxurrada de imagens se instalou. Os editores de murais dispararam e seus produtos podiam ser encontrados em salas e quartos, escolas e escritórios.
Os dizeres comercializados sob o termo Haussegen se encaixam nessa necessidade de novas decorações de parede. Eram quadros bordados emoldurados que continham ditos religiosos ou moralizantes-seculares. O material básico era tela de papel, tela feita de papel. Este foi bordado em técnicas de ponto plano, haste ou elástico com fios de lã, seda ou chenille. As letras iniciais eram muitas vezes enfatizadas emolduradas com fios de ouro ou prata. Os dizeres foram decorados com flores secas e imagens de celulóide ou motivos impressos.
Você pode comprar as bênçãos da casa como produtos semi-acabados ou acabados em lojas ou por correspondência. Semiacabados, foram vendidos com desenhos preliminares já bordados. Além disso, trabalhos mais difíceis, como a montagem de estrelas de flores ou nervuras de folhas, já haviam sido realizados. As mulheres empregadas pelas empresas faziam esse trabalho preparatório em casa.
As bênçãos da casa eram presentes de casamento populares para ricos e pobres. Eles encontraram seu lugar na cozinha, na sala ou no corredor e foram muito estimados. Eles também foram um sucesso de exportação: uma empresa de Leipzig, por exemplo, forneceu versões em onze idiomas diferentes e até os exibiu na Feira Mundial de 1892 em Chicago.
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.