Planta ORIGINAL Mostrando as Melhorias (Revestimento de Concreto) no CIRCUITO DA GÁVEA O Trampolim do Diabo
Para o Grande Prêmio de 1937
Emoldurado e com vidro antireflexo
Planta medindo 84 x 31 cm
Medida com moldura 91 x 38 cm
Em 1937 o grande duelo no “Circuito da Gávea” seria entre o italiano Carlo Pintacuda e o Barão austríaco, naturalizado alemão, Hans Stuck (o “Flecha Diabólica”). O risco para espectadores e corredores neste circuito de rua, com chuva fina, paralelepípedos e trilhos de bonde, era altíssimo. Adrenalina em grau máximo.
O presidente Getúlio Vargas compareceu ao evento. A aproximação, na época, dos governos brasileiro e alemão levou ao hasteamento da bandeira nazista, como podemos ver num dos fotogramas.
A Imprensa da época informou que esta aproximação não se limitou a este hasteamento de bandeira, mas houve uma circular secreta onde a nova política de imigração do Brasil passava a negar vistos aos judeus, bem como passageiros judeus eram proibidos de desembarcar. A circular não foi divulgada a conselho de Oswaldo Aranha, preocupado em preservar uma imagem simpática ao Brasil nos Estados Unidos. Eram tempos difíceis.
O carro de Stuck foi um dos raros carros alemães que foram derrotados antes da 2ª Guerra Mundial. O de 1937 era um Auto Union, projetado por Ferdinand Porsche. A criação do Auto Union havia sido financiada pelo Governo Alemão através de um consórcio formado, em 1932, pelas marcas Audi, Horch, Wanderer e DKW.
http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2018/03/circuito-da-gavea.html
CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história