Ruy Barbosa ORAÇÃO AOS MOÇOS Edição Comemorativa do Centemário de Nascimento do Grande Brasileiro,
Publicado pela USP e Edição Limitada Assinada pelo Reitor Dr. Miguel Reale, Ano 1949
Edição limitada (300) em Papel westerledger, esser rubricados pelo seu maginifico Reitor, Professor Dr. Miguel Reale
Formato 27cm x 37cm
Em 29 de março de 1921 foi realizada a solenidade de formatura dos bacharelandos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. O ato solene fora adiado de dezembro para março em decorrência da doença que acometera Rui Barbosa, escolhido paraninfo. Em vão o adiamento, pois também na nova data não pode estar presente, sendo seu discurso lido pelo Diretor da Faculdade, o professor Reinaldo Porchat.
Rui Barbosa iniciara os estudos jurídicos na Faculdade de Direito do Recife, mas transferiu-se para São Paulo, integrando a Turma de 1870, cinquenta anos antes. Por isso, ao iniciar sua oração, Rui escreveu:
“Não quis Deus que os meus cinqüenta anos de consagração ao direito viessem receber no templo do seu ensino em São Paulo o selo de uma grande benção, associando-se hoje com a vossa admissão ao nosso sacerdócio, na solenidade imponente dos votos que o ides esposar”.
Rui Barbosa nasceu na Bahia em 5 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro a 01 de março de 1923, para onde viera em 1879 ao ser eleito para a Assembléia Legislativa da Corte Imperial.
A casa em que viveu naquela cidade de 1895 até 1923, hoje é o Museu Casa de Rui Barbosa, administrada, assim como todo seu acervo, pelo governo federal através da Fundação Casa de Rui Barbosa, Ministério da Cultura
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.