Clique para ampliar

Compartilhar:

Lembrança do Paraninfo RUY BARBOSA Aos Bacharelandos da FACULDADE DE DIREITO DE SÃO PAULO, Ano 1920

Lembrança do Paraninfo RUY BARBOSA Aos Bacharelandos da FACULDADE DE DIREITO DO LARGO SÃO FRANCISCO 

Para a Ocasião Foi Preparado o Famoso Discurso ORAÇÃO AOS MOÇOS

Novembro de 1920

Formato 26x37cm

Em 29 de março de 1921 foi realizada a solenidade de formatura dos bacharelandos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. O ato solene fora adiado de dezembro para março em decorrência da doença que acometera Rui Barbosa, escolhido paraninfo. Em vão o adiamento, pois também na nova data não pode estar presente, sendo seu discurso lido pelo Diretor da Faculdade, o professor Reinaldo Porchat.

Rui Barbosa iniciara os estudos jurídicos na Faculdade de Direito do Recife, mas transferiu-se para São Paulo, integrando a Turma de 1870, cinquenta anos antes. Por isso, ao iniciar sua oração, Rui escreveu:

“Não quis Deus que os meus cinqüenta anos de consagração ao direito viessem receber no templo do seu ensino em São Paulo o selo de uma grande benção, associando-se hoje com a vossa admissão ao nosso sacerdócio, na solenidade imponente dos votos que o ides esposar”.

Rui Barbosa nasceu na Bahia em 5 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro a 01 de março de 1923, para onde viera em 1879 ao ser eleito para a Assembléia Legislativa da Corte Imperial.

A casa em que viveu naquela cidade de 1895 até 1923, hoje é o Museu Casa de Rui Barbosa, administrada, assim como todo seu acervo, pelo governo federal através da Fundação Casa de Rui Barbosa, Ministério da Cultura.

 

 

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura
Siteseal