Clique para ampliar

Compartilhar:

Apertador de Rolhas JACARÉ DE FARMÁCIA Original do Século XIX

Apertador de Rolhas JACARÉ DE FARMÁCIA Original do Século XIX

Bom estado

Peca de ferro fundido

Medindo 29cm

Apresenta vestigios de tinta verde

Utilizado para comprimir rolhas de cortiça de modo que possam adaptar-se facilmente aos gargalos das garrafas ou frascos.

Comumente conhecido como “Jacaré de Farmácia”, apelido recebido em razão de sua aparência que reproduz traços desse animal, o apertador de rolha ou enrolhador é um instrumento que foi bastante utilizado nas boticas brasileiras no final do século XIX e até meados do século XX.

Seu manuseio é muito simples: levanta-se a alavanca correspondente ao que seria o “rabo” do “jacaré”, coloca-se uma rolha de cortiça previamente umedecida com água em uma das aberturas do seu “corpo”, e abaixa-se a alavanca para realizar a prensagem. Há três aberturas de diferentes diâmetros no corpo do jacaré. A opção por uma delas dependerá do diâmetro do gargalo do frasco em que a rolha será colocada. Após a prensagem, a rolha poderá ser adaptada com facilidade ao gargalo da garrafa ou frasco. Quando seca, a rolha volta ao seu tamanho original vedando completamente o recipiente.

Com o “jacaré” obteve-se um método prático e eficiente de vedação dos frascos e garrafas usados para guardar insumos para fabricação dos remédios, produtos de higiene pessoal e perfumaria ou medicamentos prontos para serem comercializados na botica.

É curioso observar, ainda, que este objeto possuía uma outra função pouco conhecida nas boticas. Além de prensar rolhas, o “jacaré de farmácia” também era um artifício de proteção contra espíritos do mal. Na época, acreditava-se que uma das origens das doenças seria a ação de espíritos maus, que acompanhavam os doentes e, nas boticas, poderiam provocar a deterioração dos medicamentos. Como as boticas eram muito frequentadas por enfermos, instrumentos em formato de animais eram usados para afugentar esses espíritos, evitando que eles entrassem nos frascos, e assim provocassem a deterioração dos medicamentos.

 

Produtos recomendados

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura
Siteseal