Clique para ampliar

Compartilhar:

Busto de Porcelana PHRENOLOGY By L.N. Fowler, Authentic Models

Busto de Porcelana PHRENOLOGY By L.N. Fowler, Authentic Models

Med. 30x13x10cm

PHRENOLOGY (Frenologia) é uma pseudociência que alega que a forma e protuberâncias do crânio são indicativas das faculdades e aptidões mentais de uma pessoa. A frenologia baseia-se no conceito de que o cérebro é o órgão da mente e se encontra dividido em regiões com funções específicas denominadas módulos.

Embora estes conceitos se baseiem em factos reais, a frenologia extrapola conclusões para além das evidências empíricas de uma forma que diverge da ciência.O principal pressuposto da frenologia, que alega que as medidas do crânio são indicativas dos traços de personalidade, encontra-se desacreditada por evidências empíricas.

A frenologia foi criada em 1796 pelo alemão Franz Joseph Gall, tendo exercido alguma influência na psiquiatria e psicologia do século XIX, sobretudo entre 1810 e 1840. O rigor metodológco da frenologia era questionável até para os padrões da época, sendo já considerada pseudocientífica por diversos autores do século XIX. Atualmente a frenologia é considerada uma pseudociência. No entanto, a noção de Gall de que o caráter, raciocínio e emoções se situam em partes específicas do cérebro é considerado um passo importante na história da neuropsicologia.

Produtos recomendados

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura