Clique para ampliar

Compartilhar:

Escarradeira de Uso Coletivo HYGÉA "Limpeza Automática Sem Intervenção Manual" Original dos Anos 1920

Escarradeira de Uso Coletivo HYGÉA Original dos Anos 1920

Metal e porcelana

"Limpeza Automática Sem Intervenção Manual" 

Não possui mecanismo de pedal para suspender a tampa.

Medindo 30cm de altura por 23,5cm de diâmetro.

 
As escarradeiras foram intensamente utilizadas no século XIX, quando se considerava "de bom-tom" o hábito de se expelir secreções em público. Fabricadas em porcelana, faiança fina, vidro ou metais nobres eram utilizadas nos espaços sociais, basicamente na sala e no gabinete de fumantes, e eram também deixadas à disposição das visitas, no chão, em geral aos pares, ladeando os sofás. Eram um equipamento habitual nas residências das pessoas de alto e médio poder aquisitivo.

Um anúncio de 1926, nos apresenta uma escarradeira de "limpeza automática sem intervenção manual" e que "cumpria as exigências dos regulamentos de saúde pública". Tinha o sugestivo nome de "Hygéa" (imagem abaixo). Na mitologia romana, Hygea ou Hygia era a deusa da saúde, limpeza e saneamento.
 
 

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura
Siteseal