Clique para ampliar

Compartilhar:

Telefone de Mesa da COMPANHIA TELEFÔNICA RIO GRANDENSE Sistema de Manivela, Original do Início do Século XX

Telefone de Mesa da COMPANHIA TELEFÔNICA RIO GRANDENSE

Sistema de Manivela

Original do Início do Século XX

Caixa de Metal 

Completo

Medindo 30x16x17cm

O aparelho é feito de metal com componentes elétricos. O modelo não possui números, mas uma manivela para realizar as ligações além de fone para fazer ou atender uma chamada. Uma extremidade do fone tem um microfone, junto ao qual a pessoa fala; a outra extremidade tem um pequeno alto-falante, pelo qual se escuta.

Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário girar a manivela do aparelho, que por sua vez, criava uma corrente elétrica alternada para a condução de uma ligação. Essas correntes alternadas percorriam cabos elétricos, que eram instalados nos postes de iluminação das cidades, e que faziam conexões diretas, cabo a cabo, com as centrais telefônicas e sucessivamente com outras casas que possuíam o aparelho telefônico.

A Companhia Telefônica Rio-Grandense (CTRG) inaugurou suas instalações no Caí no ano de 1926, em prédio situado na rua Pinheiro Machado, ao lado da Casa Adam. No mesmo prédio em que funcionou, inicialmente, o Museu Vale do Caí.  Nesta foto antiga, pode se observar as seguintes inscrições, em relevo, na fachada do prédio: CTRG 1916.
 
O dono dessa empresa foi o Coronel Juan Ganzo Fernandez, empresário do setor de comunicações, homem ousado e inovador, que se destacou pelo desenvolvimento da telefonia no estado e também a primeira emissora de rádio do estado e, até, de um zoológico, em Porto Alegre. A empresa de Ganzo modernizou a ligação telefônica entre Porto Alegre e as demais cidades gaúchas, sendo o Caí uma das primeiras a receber essa atenção, em 1916.
 

 

 

Produtos recomendados

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura
Siteseal