Clique para ampliar

Compartilhar:

Lata do CHÁ RIBEIRA da TORAZO OKAMOTO S/A São Paulo Meados do Século XX

Lata do CHÁ RIBEIRA da TORAZO OKAMOTO S/A São Paulo Meados do Século XX

10,5x7,5x5cm

Família Okamoto é pioneira no Vale

As sementes que deram início à cultura de chá preto no Brasil entraram no país em 1935, contrabandeadas dentro de um pão.
O responsável pela façanha foi o imigrante japonês Torazo Okamoto. Hoje, seus netos mantêm a Chá Ribeira, a maior indústria do setor em atividade no país.
Originário do sul do Japão, onde trabalhava em uma pequena indústria de chá, Torazo Okamoto chegou ao Brasil em 1919 e estabeleceu-se no Vale do Ribeira. Logo, ele começou o cultivo de dois produtos, arroz e cana-de-açúcar.
Segundo seu neto, Roberto Okamoto, Torazo soube que no Vale do anhangabaú (atual região central da cidade de São Paulo) muitas famílias tinham pés de chá como ornamento no jardim, o que levou o viaduto construído na região a ser batizado de Viaduto do Chá. Foi nessa época que Torazo conseguiu algumas sementes e as plantou em sua propriedade, em Registro.
Mas as plantas eram de má qualidade e a cultura não vingou.
Alguns anos depois, em 1935, Torazo viajou ao Japão e, na viagem de volta ao Brasil, o navio parou no Ceilão (atual Sri Lanka). Lá, o imigrante japonês encontrou sementes de chá da variedade assâmica -originária da região de Assam, na Índia.
Esconderijo
Como as autoridades do porto queriam impedir o embarque das sementes de chá, Torazo Okamoto arrumou uma solução: comprou um pão, retirou o miolo e lá colocou as sementes.
Assim foi iniciada a cultura do chá preto na propriedade da família, no Vale do Ribeira.
A partir dessas plantas, o IAC (Instituto Agronômico de Campinas, em São Paulo) desenvolveu, anos depois, as duas variedades de chá utilizadas até hoje no Brasil: IAC-250 e IAC-259.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/10/14/dinheiro/29.html

 

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura
Siteseal