Clique para ampliar

Compartilhar:

Reprodução da Estátua MANNEKEN-PIS Séc. XVI em Ferro Fundido Oferecida pela Fundição YADOYA em Meados do Século XX

Reprodução da Estátua MANNEKEN-PIS Séc. XVI em Ferro Fundido

Oferecida pela Fundição YADOYA em Meados do Século XX

Altura 25cm

Manneken-Pis não cumpre rigorosamente a definição de obra-prima. Embora seja finamente trabalhada, especialmente as características faciais e cabelos, não é nem uma obra-prima do seu escultor nem um trabalho realizado de seu gênero. No entanto, é, sem dúvida, uma das mais conhecidas estátuas do mundo e, portanto, em virtude disso, pode ser considerada uma obra-prima. É necessário procurar em outro lugar as razões por trás de seu sucesso.
 
O tema de uma criança urinar origina-se dos tempos clássicos e faz parte do gênero de estátuas antropomórficas da moda durante a Antiguidade, que experimentou um renascimento em popularidade no século XV. Em 1452, uma fonte dá conta da presença de uma fonte de pedra "dManneken pist" no mesmo local. A criação de uma nova estátua de bronze baseada neste tema já mostra um certo apego ao Manneken. 
 
Antes da instalação do modelo de Duquesnoy, o Manneken-Pis já havia se tornado uma fonte pública bastante especial porque participava das festividades da cidade, como a Ommegang, e era adornada com fantasias. É provavelmente a única estátua não religiosa do mundo que tem tantos equipamentos, o que ressalta a importância que sempre teve. Vestindo o Manneken-Pis, não só fez parte da vida da cidade, mas foi também uma maneira de homenageá-lo e, através dele, a Bruxelas.
 

 

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura
Siteseal